Junta Diaconal

“Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o compadeceu-se dele”. Lucas 10.33

A Palavra de Deus nos ensina que misericórdia é o impulso que nos torna sensíveis às dores do próximo e que acende o desejo de auxiliá-lo em sua caminhada. A Junta Diaconal, constituída por pessoas eleitas do corpo de membros da IPBsb, é um ministério que se espelha nessa misericórdia de Deus, que leva o diácono a aliviar o sofrimento e miséria de todas as pessoas que estão enfrentando crises ou que se encontram em circunstâncias difíceis, oferecendo ajuda na avaliação das suas necessidades e no interesse de trabalhar em conjunto para encontrar soluções.

O grupo existe para contribuir com a construção de uma comunidade piedosa e alegre. Tem como objetivo exprimir a vida em Cristo por meio do amor e da verdade, e expressar de forma prática os mandamentos de Deus a todos os seus filhos: amar a Deus, amar o próximo e servir.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos diáconos destacamos: assistência e auxílios aos membros da IPBsb; apoio na regularização dos centros de recuperação; avaliação de demandas externas de pessoas e centros, buscando soluções para as necessidades apresentadas;  consolidação de uma rede de relacionamento com igrejas e entidades sem fins lucrativos; auxílio nos trabalhos e atividades cotidianas da igreja. Em cada uma dessas atividades, os diáconos exercem um papel fundamental de exortar, repreender e encorajar com muita paciência e instrução zelosa.

Caso alguma pessoa necessite de atendimento ou visita, basta solicitar o agendamento na secretaria da Igreja. O trabalho com as pessoas é temporário e de curto prazo, pois a ideia é que a pessoa possa, com a Graça de Deus, ter suas necessidades supridas no menor tempo possível. Assim, os diáconos geralmente orientam as pessoas a gerirem os seus orçamentos de forma responsável, a planejarem o futuro, a procurarem emprego, a resolverem os conflitos, a consertarem as relações, a buscarem a comunhão na comunidade de Cristo e a conhecerem e obedecerem a Deus em todas as áreas de suas vidas. O que se espera é que as pessoas possam se aproximar do Senhor, encontrando forças, sabedoria e graça para experimentar uma vida profundamente transformada.

Como contribuir

As ações diaconais são inteiramente sustentadas pelas contribuições e ofertas dos membros da IPBsb. Se desejar contribuir especificamente para algum dos projetos, basta identificá-lo em sua oferta.

Ações e Projetos da Junta Diaconal

Atini – Voz pela Vida
Organização sem fins lucrativos, sediada em Brasília, reconhecida internacionalmente por sua atuação pioneira na defesa do direito das crianças indígenas.

Centro de Recuperação Nova Esperança
Centro de recuperação de adictos localizado no Gama – DF.

Educação Integral
O projeto tem como objetivo a promoção da educação de famílias carentes residentes em Recanto das Emas – DF.

Instituto Batucar
Conhecido como Batucadeiros, o Instituto realiza assistência social a crianças, jovens e adolescentes de Recanto das Emas – DF, utilizando a percussão corporal como ferramenta de inclusão social.

Missão Vida
Sediada em Cocalzinho-GO e com unidade em Sobradinho-DF, a Missão tem um trabalho voltado para a recuperação de moradores de rua e adictos.

Projeto Desenvolvimento Familiar
Desenvolvido pela própria Junta Diaconal, em parceria com igrejas do entorno, o projeto atende pessoas e famílias carentes por meio da distribuição de cestas básicas.

Sopão
É um trabalho desenvolvido pela Igreja que combina a entrega de panfletos evangelísticos com a distribuição de sopa para pessoas necessitadas.

DIÁCONOS

  • Alexandre Casimiro Formiga
  • Assis Rodrigues da Silva
  • Cleuton Sathler Garcia
  • Daniel de Araújo Leal
  • Eliézer da Silva Pessanha
  • Jussemário Seixas Dourado
  • Marcos de Sousa Ferreira
  • Matheus Aguiar de Miranda
  • Mauro Iunes Okamoto
  • Saulo Silva Crucio
  • Rodrigo Mourão Dantas
  • Ruy José de Moraes Barbosa Neto

Endereço

SHCS EQS 313/314 - Brasília, DF, 70382-000

Siga-nos

© IGREJA PRESBITERIANA DE BRASÍLIA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.