O Deus Criador e Mantenedor do Universo age por meio da Sua Palavra: “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus…” (Hb 11.3) “…sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder…” (Hb 1.3).
Vivendo num mundo tecnológico em que as informações são instantâneas, torna-se imperioso destinarmos tempo para uma leitura atenta à Palavra de Deus, sem pressa, objetivando uma orientação segura para a vida. Esta Palavra, Bíblia Sagrada, ensina-nos, orienta-nos, corrige-nos, encoraja-nos, dá-nos nova vida e cuida de corações alertas.
Ao lermos a Bíblia, somos informados da miséria espiritual humana, “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23), bem como, da dependência da Sua ação graciosa para o existir: “Eis que Deus é o meu ajudador, o SENHOR é quem me sustenta a vida.” (Sl 54.4). É na leitura atenta e meditativa que se alcança: amparo, força, encorajamento, esperança, salvação e transformação.
Ao lermos a Bíblia conhecemos a Deus, alcançamos comunhão com Ele e discernimos a Sua vontade para a vida. Respondemos com oração, louvor e obediência à missão contínua de proclamar o Evangelho.
A leitura deste ano será em ordem cronológica, permitindo uma visão mais clara e ordenada da história bíblica. O objetivo é ser fortalecido por meio do conhecimento de quem Deus é e do que faz, tendo o coração inclinado ao compartilhamento das verdades do evangelho àqueles a quem Ele quer salvar.
Quero incentivar um roteiro para sua leitura diária:
Ore. Antes de iniciar a leitura do texto, peça ao Espírito Santo que lhe dê concentração e sensibilidade para ouvir a voz de Deus;
Pergunte. O que o texto está dizendo aos seus leitores originais? Cada autor bíblico, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu em seu contexto de vida;
Pergunte. O que o texto diz hoje? Verdades eternas estão presentes no texto que falam à sua realidade;
Medite. Meditar é refletir sobre a verdade discernida, relacionando-a à própria vida. Invista tempo refletindo sobre as verdades bíblicas.
Pergunte. Como posso agradecer e adorar a Deus pelo que aprendi? A aplicação das verdades promoverá a transformação planejada por Deus;
Pergunte. Que pecado preciso abandonar? A verdade de Deus confronta o pecado e nos guia até a Sua graça;
Pergunte. O que preciso, hoje, para viver o que Deus me falou? É a atitude assumida para responder, positivamente, à vontade de Deus;
Ore. Ao final da leitura, consciente de que não há forças próprias para viver o ensino aprendido, peça ao Espírito Santo que lhe capacite.
Rev. Weber Sérgio
secretaria@ipbsb.org.br